A NR 12 é uma norma regulamentadora para máquinas e equipamentos que visa resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Em 2020, quase 500 mil acidentes de trabalho e 2 mil óbitos foram registrados no Brasil. O ministério do trabalho tem como responsabilidade fiscalizar e autuar empresas que estejam em desacordo com a norma ou que geraram danos aos seus funcionários. Aqui na MEKHANE Engenharia, trabalhamos com as seguintes etapas adequação de nossos parceiros:
1. Criação da relação de máquinas e equipamentos
A NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil. A partir de uma visita técnica, são listadas todas as máquinas e equipamentos presentes na planta fabril. Em seguida, são levantados todos os pontos de risco envolvidos na operação.
2. Apreciação de risco
Nessa etapa um profissional devidamente habilitado conduz um estudo, documentação e avaliação a respeito dos riscos que as máquinas ou equipamentos oferecem aos operadores, quantificando por meio de requisitos estabelecidos em normativas.
3. Plano de redução de risco
Com base na apreciação de risco, nossos profissionais propõem um cronograma de adequação dos equipamentos, visando mitigar ao máximo os riscos relativos a cada equipamento.
4. Projetos de adequação
Estabelecido o cronograma, são desenvolvidos os projetos de adequação, a fabricação, os manuais de uso e a capacitação dos operadores e técnicos de manutenção as normas administrativas de segurança.
Por que recorrer a esse serviço?
A adequação a NR 12 é de responsabilidade de todas as empresas, esse processo garante um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes. A não adequação pode levar a autuações e multas de grande porte, além do risco de processos por acidentes que ocasionalmente podem acontecer dentro de um ambiente de trabalho.
Comments