Desempenho ESG, como adequar meus sistema de ar condicionado
- MEKHANE Engenharia
- 27 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Benefícios Ambientais e Energéticos de Sistemas AVAC VRF
Sistemas de Fluxo de Refrigerante Variável (VRF) são um dos grandes avanços em sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) das últimas décadas. Prédios são responsáveis por cerca de 40% do consumo energético e 33% da emissão de gases de efeito estufa à nível mundial . Desenvolver e implementar soluções de refrigeração mais eficientes é fundamental na luta para controlar o aumento global de temperatura. Nesta postagem exploraremos como sistemas VRF funcionam e como têm se tornado cada vez mais populares por seus benefícios ecológicos e energéticos.
1. Entendendo Sistemas VRF

Antes de adentrar em seus benefícios, é importante entender como funciona um sistema VRF e o que o torna único. Diferentemente de sistemas de AVAC tradicionais ou inverter, que possuem - no máximo - 4 unidades evaporadoras por unidade condensadora, o sistema VRF pode integrar mais de 12 unidades evaporadoras por unidade condensadora. Este tipo de sistema pode ajustar de forma precisa a quantidade de fluido refrigerante que passa por cada uma das unidades internas, isto acontece por meio de válvulas de expansão eletrônicas que funcionam de forma parecida com dimmers de lâmpadas LED. Desta forma a evaporadora consegue ajustar de forma precisa a quantidade de fluido necessária de acordo com as condições de uso naquele momento.
2. Vantagens em eficiência energética
O controle preciso e o fluxo constante presente nos sistemas VRF resultam em uma economia significativa de energia. Podemos comparar com um carro preso em um engarrafamento, que consome muito mais energia para percorrer a mesma distância quando comparado à um carro em uma rodovia, as paradas e arrancadas constantes exigem muito mais energia do que simplesmente manter a velocidade constante.
Mesmo quando comparados com outros sistemas inverter, os sistemas VRF apresentam consumo até 60% menor. Isto se deve ao gerenciamento preciso do fluido refrigerante da forma explicada na seção 1, garantindo uma eficiência muito maior ao sistema.
Além disso, sistemas VRF fornecem controle individualizado de temperatura, ou seja, é possível climatizar diferentes ambientes de acordo com a carga térmica daquele espaço. Esta característica garante economia de energia comparado a outros tipos de sistemas centrais.
3. Vantagens ecológicas
Os benefícios ecológicos de sistemas VRF vão além do consumo energético reduzido. Este tipo de sistema possui uma vida útil muito superior, pois além de ter um funcionamento mais constante e uma tecnologia mais sofisticada, possui um número menor equipamentos e, consequentemente, de componentes.
Além disso, em determinados cenários, os sistemas VRF podem utilizar uma quantidade menor de cobre e de fluido refrigerante quando comparados à outras soluções. Se bem instaladas, as linhas do sistema VRF tem um risco menor de vazamento do que infraestruturas tradicionais. Diminuir o vazamento de gases refrigerantes para a atmosfera é fundamental na luta contra o aquecimento global, tendo em vista que estes fluidos possuem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior que o gás carbono ou o metano.
É possível, também, solicitar equipamentos com projetos específicos que utilizem fluidos com menor impacto. A indústria tem caminhado para desenvolver refrigerantes cada vez menos danosos ao meio ambiente e novas tecnologias, como as presentes nos sistemas VRF, são pioneiras em adotar esse tipo de solução.
Por que escolher um sistema VRF?
VRF é uma das soluções mais robustas e completas para sistemas de médio e grande porte, oferecendo confiabilidade, economia e entregando as mais novas tecnologias. Optando por uma solução VRF você ajuda a diminuir o impacto de uma das indústrias que mais contribui para o aquecimento global enquanto economiza. Faça seu orçamento!
Comments