O projeto Mulher-Maravilha, também conhecido como Pirâmide Humana, foi um projeto realizado para o Batalhão da Polícia do Exército de Brasília. Como tradição dentro do meio militar, a prática de acrobacias sobre a moto vem sendo praticada desde a década de 70 e foi coroada com o selo do Guinness Book of Records duas vezes, sendo o recorde mais recente de 47 pessoas.
Como premissa, fomos procurados para o desenvolvimento e construção da mais nova estrutura da Pirâmide Humana.
Nesse projeto, optamos por fazer uso de simulações estruturais estáticas por meio da Análise por elementos finitos (FEA). Além disso, toda a solução proposta foi desenvolvida por meio de desenhos cad 3D e desenhos técnicos com alto grau de detalhamento.
No desenvolvimento, tivemos a necessidade e oportunidade de trabalhar com materiais de alto padrão dentro do mercado, sendo selecionados pela equipe de projetos uma gama de materiais como ligas de alumínio de uso naval e ligas ferro-carbono de diversas composições.
Toda a prototipação foi realizada por meio de gabaritos previamente projetados e diversos processos de fabricação como cortes a laser, corte a jato d`água, soldagem TIG e diversas técnicas de usinagem, garantindo assim uma melhor precisão dentro do processo e viabilizando a materialização do projeto.
Apesar de um grande desafio do ponto de vista de engenharia, a missão que foi completada com êxito. Hoje a estrutura está em uso pelo Batalhão da Polícia do Exército de Brasília (BPEB) que realiza treinamentos para a busca de novos recordes. E você, tem alguma ideia que queira tirar do papel ? Entre em contato com nossa equipe!