top of page

Case: Projeto Argamassa.


 

O projeto argamassa surgiu da necessidade do cliente em solucionar um problema de desperdício em sua linha de produção. Na região de ensacamento do produto, parte do pó de argamassa se esvaia pelas frestas do equipamento devido a velocidade com que o pó era escoado na embalagem. Outro ponto de perda de material era nas conexões entre esteiras, onde parte do pó que não era ensacado de forma devida, era perdido entre as frestas das máquinas. Todo esse desperdício, ocasionava cerca de 2 a 3 % de perda de produto já processado, o que em uma produção de 150T por dia, é bem significativo.


Como premissa, nos foi pedido o desenvolvimento de algumas soluções para que a análise de viabilidade financeira para a implementação do projeto pudesse ser realizada. Dentre as soluções, nos foram impostos diversas restrições de espaços ocasionadas pela grande dimensão do maquinário ocupado.


Com o desafio colocado para nossa equipe de projetistas, foi desenvolvida nossa estratégia de gerenciamento de projetos, passando pela etapa de brainstorming, seleção de ideias viáveis, modelagem cad 3D do ambiente, ajustes de medidas do ambiente e dos equipamentos e modelagem 3D das soluções propostas.


Dentre as soluções desenvolvidas, foram criadas calhas de captura da argamassa nas regiões das esteiras e na base do equipamento de ensaque, essas promoveriam o escoamento do pó por meio das inclinações e da vibração dos motores das esteiras, reaproveitando assim uma energia que seria perdida no processo.

Para que essa argamassa pudesse retornar a região de mistura e assim retornasse ao processo de ensaque, foram propostas duas soluções distintas ao cliente.


A primeira solução consistia em funis na base dos equipamentos de ensaque ligados a transportadores helicoidais, os quais alçariam o pó até a região mais alta do misturador.



A segunda solução proposta consistia na seleção de coletores de pó industriais, os quais serviriam para escoar a argamassa da base dos equipamentos de ensaque até a região da moega na lateral da planta industrial, além da liberação de tubulações extras para coletas manuais e pontuais de argamassa ao longo do toda a extensão da produção.

Nesse projeto, nossos projetistas usaram de conhecimentos de experiências prévias para propor a melhor solução do ponto de vista de viabilidade de fabricação e implementação. Gerando assim soluções viáveis e com grande conhecimento de engenharia agregado. E você, tem alguma ideia que queira tirar do papel ? Entre em contato com nossa equipe!


 

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page